A nossa saúde está inteiramente ligada com o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. Através da prática do yoga é possível encontrar o equilíbrio, harmonia pessoal e saúde integral.
A palavra Yoga origina-se do sânscrito Yug que significa junção, união, integração. Yoga visa a concentração de energia para um aperfeiçoamento e integração com o ser interior. Através da prática de yoga, esse antigo sistema filosófico de disciplinas, é oportunizado a união e integração do corpo, da mente e espírito, levando ao encontro com a verdadeira essência do ser. Relaxando o corpo, acalmando a mente e realizando a conexão com o espírito. Encontrando assim o equilíbrio, paz e harmonia pessoal.
O Yoga se desenvolveu a partir da observação das posturas dos animais. Os Yoguis olhavam, analisavam, e começavam a experimentar as posturas percebendo o efeito sutil dos movimentos em seus órgãos e glândulas, como um meio de tentar curar a si mesmos. Com o tempo eles foram além do tratamento, curando as próprias causas das doenças.
O Yoga se dedica às causas e às contingências através das quais o corpo pode ser levado a um estado de funcionamento ideal e saudável.
A prática dos exercícios exercem pressão sobre as diversas glândulas endócrinas visando atingir o equilíbrio hormonal do corpo. A pressão sutil da postura de yoga, mantida estática por determinado tempo, restabelece o nível correto dos hormônios, resultando em equilíbrio emocional e conseqüentemente em saúde física e mental. Cada órgão, tecido e célula no corpo é afetado pelos hormônios e a boa saúde e funcionamento correto das várias partes só são possíveis quando a secreção desses hormônios está normalizada.
Os hormônios por sua vez, modificam o ph do sangue e revigoram os músculos. Os hormônios afetam o crescimento, a digestão, a queima de energia como também a mente. A produção de hormônios tem grande efeito no estado de espírito, no temperamento e na mente.
Os desequilíbrios nas glândulas endócrinas podem causar distúrbios emocionais e mentais que abalam a saúde e a paz de espírito. Fisiologicamente, o Yoga age com o objetivo de desenvolver e estimular as glândulas endócrinas e espalhando a química hormonal na corrente sangüínea. A gordura supérfula do corpo é removida por meio da queima de calorias, bem como pela alteração do equilíbrio hormonal de todo o corpo.
A Hatha Yoga é uma modalidade do yoga que visa o aperfeiçoamento e equilíbrio do corpo, mente e espírito. O fundamento filosófico da hatha yoga ensina que espírito e corpo são aspectos diferentes de uma mesma unidade essencial – “o corpo é o templo do espírito”.
O termo “Hatha” é composto pelas letras sânscritas “Ha” e “Tha”. Ha significando o Sol e Tha significando a Lua, símbolo dos dois pólos, pelo equilíbrio e integração aos quais o universo se mantém. Ha e Tha são respectivamente, o pólo positivo e o pólo negativo, a luz e a sombra, o masculino e o feminino, a inspiração e a expiração, a atividade e a passividade, o dia e a noite. Essas forças ou aspectos opostos quando em equilíbrio geram harmonia e paz.
As ásanas (posturas relaxantes) da Hatha yoga revigoram o corpo, penetrando profundamente em cada tecido e músculo que os exercícios usuais não podem atingir. Ásanas são posturas de permanência de alongamento que dilatam todos os nadis (canais de energia) do corpo. São movimentos lentos e suaves, acompanhados de respiração profunda e alternados com períodos de total imobilidade, o que proporciona um relaxamento profundo aos músculos e aos nervos. Durante a prática dos exercícios, a energia vital é ampliada. Sendo que o efeito mais importante das ásanas é sobre as glândulas endócrinas, que exercem grande influência nas emoções e nos estados psíquicos e mentais. Quando as deficiências glandulares são reguladas, a mente se libera das perturbações emocionais e atinge a serenidade. Então a prática regular das posturas da hatha yoga restauram a saúde trazendo harmonia entre o corpo, a mente e o espírito.
A Ginástica Psico Física é baseada em sua maior parte nas flexibilizações e auto massagens da Hatha Yoga, com os seus efeitos para o equilíbrio glandular, flexibilidade do corpo e da coluna. É essencial para a preparação para as posturas da Hatha Yoga. Aumenta a capacidade pulmonar, flexibiliza a musculatura dando-lhe elasticidade e resistência, intensifica a circulação sangüínea, fortalece e harmoniza o sistema nervoso.
Esta ginástica se caracteriza por ser acessível a todos, por sua suavidade, curta duração e sua ação completa.
A prática regular da Ginástica psico física e da hatha yoga proporcionam melhorias nas funções fisiológicas, harmonia interior, relaxamento, tonificação dos músculos, flexibilidade, coordenação motora, vitalidade.
MEDITAÇÃO – A arte de silenciar a mente
A meditação é um caminho dentro da ciência do yoga que visa libertar a mente dos ruídos e perturbações do mundo externo, auxiliando também a liberação da mente das crenças limitantes e das identificações ilusórias. Proporciona assim um estado de maior comunhão com o espaço interno e com a verdade essencial. Através do processo de relaxamento profundo, com técnicas de respiração, visualização, a mente vai se direcionando para um foco positivo e interrompendo o fluxo de pensamentos desgovernados. Essa prática leva o ser a um estado de profunda tranqüilidade mental e conexão com a própria essência. Traz momentos de silêncio, paz e felicidade interior.
A arte da meditação é vivência e experiência. Por mais que seja comentada e explicada de forma teórica, não da para imaginar o resultado dessa prática e o que é possível alcançar em termos de mudança comportamental e bem estar pessoal. Com a vivência da meditação, serenando o fluxo constante de pensamentos, encontramos espaços de silêncio, a energia psíquica é ampliada e alcançamos maior concentração, equilíbrio emocional, desapego, discernimento, ampliando também a intuição e a criatividade.
“Não se pode compreender o valor do silêncio a não ser através de sua própria experiência. Que alegria espera ser descoberta no silêncio por detrás dos portais de sua mente ...nenhuma língua humana pode descrevê-la.” Paramahansa Yogananda
A arte de silenciar a mente proporciona a auto sustentabilidade energética, o ser encontra a verdadeira nutrição para a alma, se reconhecendo, preenchendo-se de si mesmo, elevando assim a auto estima e o poder pessoal.
Os benefícios da meditação se refletem na ação e atitudes diárias, pois podemos criar maior harmonia no mundo a nossa volta, nos relacionamentos, a partir do próprio equilíbrio interior.